Estude Pós-Graduação em Bioinformática no UniBH

Objetivo
Fornecer aos alunos conhecimentos de Bioinformática e as competências necessárias para o ingresso no mercado de trabalho capacitando-os na participação de projetos de pesquisa e projetos técnicos que utilizam ferramentas de biologia computacional para sua execução.
Além disso, o curso visa:
– Apresentar conhecimentos científicos relacionados às diferentes áreas da Bioinformática;
– Capacitar os profissionais às novas tecnologias aplicadas à Biologia Computacional;
– Fornecer as competências computacionais necessárias para atuar em genômica, metagenômica, transcriptômica e bioinformática estrutural;
– Discutir e aperfeiçoar a atuação do bioinformata em temas atuais e emergentes do mercado de trabalho;
– Preparar para o ingresso em cursos de Pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado em Bioinformática.

Diferenciais

-A Bioinformática é uma crescente área do conhecimento que utiliza técnicas computacionais para compreensão e resolução de problemas de origem biológica. É uma área multidisciplinar que absorve profissionais de diferentes formações e, com a crescente demanda no nosso país para pesquisas genômicas de interesse na saúde humana, animal e também ambiental, essa diversidade de áreas dentro da bioinformática reflete em um amplo mercado de trabalho.

-Existe, atualmente, um pequeno número de cursos de pós-graduação latu sensu em Bioinformática disponíveis no país, sendo que na região de Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais não temos oferta dessa modalidade de curso.

-O curso oferece disciplinas práticas de programação em laboratórios de informática, com computadores e sistemas de alto nível, capacitando os alunos para desenvolver ferramentas computacionais para o estudo de sistemas biológicos e desenvolver modelos computacionais capazes de simular processos no nível molecular e celular.

-O curso é voltado para área de inovação em Bioinformática com parte do corpo docente formado por orientadores de mestrado e doutorado.

Público–Alvo
Biomédicos, Farmacêuticos, Biólogos, Químicos, Cientistas da Computação, Engenheiros e demais profissionais relacionados com a área de Bioinformática

Investimento:

Em breve

Horário(s)

Semanalmente, às Sextas, das 19h10 às 22h40 e Sábados, das 08:30 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:30 horas, com previsão de até 8 reposições de aulas em 2017/02 e de até 5 reposições de aulas em 2018/01, podendo acontecer em qualquer dia da semana.

Duração

636 horas/aula

Unidades

Coordenador

Patrícia Flávia Quaresma

Início das aulas

Grade curricular

Visualizar


Sobre o UniBH

Por que o UniBH?

Conheça nossos cursos

Para saber mais, escolha o curso de seu interesse: