Estude Pós em Modelagem Ecológica no UniBH

Objetivos

Nas últimas décadas, a modelagem ecológica tem sido cada vez mais utilizada dentro das diversas esferas das ciências naturais. Este conjunto de ferramentas apresenta uma importância estratégica para a conservação da biodiversidade, uma vez que elas podem ser aplicadas na análise de influência de diferentes variáveis ambientais sobre a distribuição das espécies de interesse (ameaçadas, raras, endêmicas ou que simplesmente sejam o foco de alguma ação de conservação), ecossistemas e também para a determinação de outras informações, tais como padrões de riqueza e abundância de espécies e a probabilidade de ocupação de determinada paisagem por uma espécie animal. A utilização destes modelos auxilia na escolha de espécies para projetos de restauração ecológica, identifica possíveis áreas para reintrodução de espécies, auxilia na determinação de áreas prioritárias para conservação, entre outras diversas potencialidades.

O curso de pós-graduação latu sensu em Modelagem Ecológica propõe oferecer todo o background prático e teórico envolvido na utilização destes modelos aplicados à Biologia da Conservação e áreas afins. Pretende abranger os conceitos teóricos sobre o ambiente físico, nicho ecológico e distribuição de organismos, além de conceitos fundamentais de estatística aplicados na prática de pesquisa em Ecologia e Biologia da Conservação. Introdução à linguagem R, manipulação de imagens (raster e shape) em ambiente R, organização de dados de presença e ausência de espécies, criação de tabelas, ajuste de modelos, avaliação de modelos, projeção de modelos. Algorítmos explorados: Bioclim, Domain, Mahalanobis, Máxima Entropia (Maxent), Modelos Lineares Generalizados (GLM), Random Forest, dentre outros.

 

Diferenciais

– Primeiro curso de pós-graduação no Brasil a explorar os protocolos de modelagem ecológica com enfoque no mercado de serviços ambientais / consultorias ambientais;

– Oferece uma visão ampla de todas as etapas envolvidas nos processos de modelagem ecológica, possibilitando a todos os alunos o domínio completo destes protocolos;

– O curso será conduzido por profissionais qualificados, com experiência no mercado de serviços ambientais / consultorias ambientais e também na área acadêmica. Desta forma, os alunos poderão ter acesso às mais recentes discussões científicas e as suas aplicações na prática profissional em meio-ambiente.

 

Público-Alvo

Profissionais da área ambiental, tais como aqueles já inseridos na área de consultoria ambiental, uma vez que atualmente estas ferramentas têm sido cada vez mais solicitadas em perícias e relatórios ambientais.

 

Investimento

Em breve

Horário(s)

Semanalmente, às Terças e Quintas, de 19h10 às 22h40, podendo, eventualmente, ocorrer reposições de aulas em qualquer dia da semana, incluindo aos sábados.

Duração

432 horas/aula

Unidades

Coordenador

Newton Barbosa

Início das aulas

Grade curricular

Visualizar


Sobre o UniBH

Por que o UniBH?

Conheça nossos cursos

Para saber mais, escolha o curso de seu interesse: