Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.

Fale com um consultor de vendas pelo WhatsApp


Comunicação e Marketing Esportivo em 12 meses

Inscreva-se
Online Voltar

Comunicação e Marketing Esportivo em 12 meses

Duração: 12 meses

Titulação: Pós-Graduação

Para você, esporte é paixão, estilo de vida ou profissão? Para qualquer uma dessas alternativas, saiba que é possível pensar o esporte como ativo econômico, capaz de gerar engajamento e agregar valor para marcas diretamente associadas às práticas esportivas ou servir como diferencial de relacionamento entre marcas e seus públicos. Neste curso, você irá entender como aplicar estratégias de marketing e de comunicação digital na produção de ações e conteúdos esportivos tanto no contexto de organizações quanto na gestão de pequenos negócios e prestação de serviços direcionados à promoção de atividades físicas e do bem-estar. A especialização em Comunicação e Marketing Esportivo é voltada para profissionais de diversas áreas e aborda aspectos centrais para se pensar o esporte em suas dimensões econômica e social. O curso fará com que você desenvolva uma visão ampla e complexa sobre a área e seja capaz de criar planos de comunicação, pautas e conteúdos esportivos relevantes para diferentes públicos.

Conheça nosso modelo de ensinar

Comunicação Corporativa

Comunicação, poder e sociedade. Comunicação corporativa, comunicação organizacional e comunicação empresarial. Cultura e identidade das organizações. Comunicação e seus reflexos na imagem e reputação das corporações. Sistema complexo de comunicação, fluxo e redes de informação. Processos comunicacionais, barreiras e mídias corporativas. Estratégias de comunicação interna. Estratégias de comunicação externa. Estratégias de comunicação digital e novas tecnologias. Composto de Comunicação Corporativa. Gestão estratégica da comunicação e definição de políticas.

Linguagens das redes sociais

As linguagens da comunicação. Linguagens, cultura, cognição e construção do discurso. Efeito da mensagem. Construção de sentido no texto. Linguagem e interação. Linguagens transmídia, multimídia e hipermídia. Funcionamento do discurso nas redes sociais. Construção de sentidos pelas linguagens verbal, sonora e visual. Oralidade e textualidade. Construção de sentido sonoro. Desenho de som. Música e efeitos sonoros. Definição de público versus mídia. Construção da imagem. Humor. Memes. Animação. Gamificação.

Economia do esporte

Produção, distribuição e o consumo de bens e serviços esportivos; Noção de recursos no esporte; Relação lucro x desempenho; Teoria de competições e Teoria de jogos; Economia das competições; Remuneração pública e remuneração do público; Eventos esportivos; Valor de marcas e valor de desempenho; Comunicação e megaeventos esportivos; Mercado profissional no esporte; Desempenho e remuneração; Posicionamento público do atleta, do time e da marca; Estudos de caso.

Para quem esse curso é indicado

Jornalistas, assessores de imprensa e demais profissionais de comunicação que já atuam ou que têm interesse em se especializar em planejamento de comunicação e produção de conteúdos esportivos; educadores e preparadores físicos, personal trainers, atletas, empreendedores de pequenos negócios vinculados ao esporte (academias, estúdios, grupos de assessoria esportiva); prestadores de serviços na área esportiva e segmentos correlatos às práticas esportivas, como nutricionistas e fisioterapeutas.

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Módulos

  • Comunicação, poder e sociedade
  • Comunicação corporativa, comunicação organizacional e comunicação empresarial
  • Cultura e identidade das organizações
  • Comunicação e seus reflexos na imagem e reputação das corporações
  • Sistema complexo de comunicação, fluxo e redes de informação
  • Processos comunicacionais, barreiras e mídias corporativas
  • Estratégias de comunicação interna; Estratégias de comunicação externa
  • Estratégias de comunicação digital e novas tecnologias
  • Composto de Comunicação Corporativa
  • Gestão estratégica da comunicação e definição de políticas

Professor: Cláudio Cardoso

  • As linguagens da comunicação
  • Linguagens, cultura, cognição e construção do discurso
  • Efeito da mensagem; Construção de sentido no texto
  • Linguagem e interação; Linguagens transmídia, multimídia e hipermídia
  • Funcionamento do discurso nas redes sociais
  • Construção de sentidos pelas linguagens verbal, sonora e visual
  • Oralidade e textualidade
  • Construção de sentido sonoro
  • Desenho de som; Música e efeitos sonoros
  • Definição de público versus mídia
  • Construção da imagem;
  • Humor; Memes; Animação; Gamificação

Professor: Luiz Eduardo Pinheiro Baronto

  • Produção, distribuição e o consumo de bens e serviços esportivos
  • Noção de recursos no esporte
  • Relação lucro x desempenho
  • Teoria de competições e Teoria de jogos
  • Economia das competições
  • Remuneração pública e remuneração do público
  • Eventos esportivos
  • Valor de marcas e valor de desempenho
  • Comunicação e megaeventos esportivos
  • Mercado profissional no esporte
  • Desempenho e remuneração
  • Posicionamento público do atleta, do time e da marca
  • Estudos de caso

Professor: César Castilho

  • Técnicas, códigos e ambientes da comunicação digital
  • Relacionamento e diálogo. Informação em novas mídias
  • Coletivização e personalização da informação
  • Comunicação digital imersiva
  • Conectividade, usabilidade e navegabilidade
  • Arquitetura da informação
  • Comunicação e design de interação
  • Planejamento da comunicação digital
  • Ecossistema do conteúdo
  • Consumidor digital
  • Engajamento e conveniência
  • Interação e experiência

Professor: Isadora Ortiz de Camargo

  • Conceituação de relacionamento nas organizações
  • Marketing de relacionamento como estratégia corporativa e profissional
  • Ciclos do público; Vínculos e engajamento
  • Perfil de público e de relacionamentos
  • CRM – Customer Relationship Management
  • Marketing de Relacionamento no contexto do Marketing 4.0
  • Usuários e consumidores
  • Interações e motivações
  • Ambientes, marcas e produtos
  • Relacionamento em rede
  • Estudos de caso
  • Conceitos integrados de profissão
  • Carreira, trabalho e emprego
  • Carreira esportiva e projeto de vida
  • Ciclo de carreira no esporte
  • Competências e habilidades profissionais
  • Hard skills e soft skills
  • Competências individuais, coletivas, organizacionais
  • Valores; Personalidade; Âncoras
  • Interesses e perspectivas de profissão
  • Planejamento de carreira
  • Estratégia e ferramentas de gestão profissional
  • Redes de relacionamento
  • Transferência e compartilhamento do conhecimento
  • Inovação
  • Expatriação de carreira, liderança e cenário global
  • Aposentadoria no esporte
  • Papel da comunicação no esporte
  • Mídia e esporte
  • Indústria do entretenimento e esporte
  • Informação versus opinião
  • Ação comunicacional e efeitos nos resultados
  • Ética na comunicação esportiva
  • Comunicação esportiva digital e redes sociais
  • Estratégias de comunicação direcionada ao esporte
  • Comportamento do público, torcedor e consumidor
  • Eventos esportivos como canal de comunicação
  • Atleta comunicador e influenciador
  • Comunicação da equipe
  • Patrocínio
  • O esporte no Jornalismo
  • Jornalismo esportivo no mundo e no Brasil
  • Divulgação do esporte e da prática esportiva
  • Agenda esportiva
  • Ciclo de produção e circulação da informação esportiva
  • Formatos de produção de conteúdo
  • Gêneros do jornalismo esportivo: reportagem e comentários
  • A linguagem esportiva
  • Informação e merchandising
  • Formação de opinião sobre esporte nos meios de comunicação
  • Cobertura de eventos esportivos
  • Jornalismo esportivo na internet e novas mídias
  • Jornalismo e influenciadores digitais
  • Ética na divulgação de resultados
  • Experiências na unidade ampliando suas redes e seus conhecimentos, sendo compostas por três encontros: problematização, viagem e plenária
  • A problematização é uma importante metodologia de aprendizagem da era do conhecimento, por meio da qual o aluno, em grupos de trabalho, vai identificar as questões chave do problema
  • Na viagem o aluno aprender explorando as softs skills, desenvolvendo a inovação, criatividade e descobrindo os conhecimentos por meio de uma outra perspectiva
  • Por fim, a plenária, conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo
Veja o programa completo

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Livros background Pós-Graduação

UniBH: estude com a qualidade do melhor centro universitário privado de BH

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conte com estrutura completa, corpo docente qualificado e metodologia arrojada, em que você propõe soluções para problemas reais. Acrescente qualidade e inovação no seu currículo com os nossos cursos de pós-graduação.

Educação disruptiva

Atividades 100% on-line: plenárias com experts, encontros com desenvolvimento das habilidades socioemocionais e problematizações do mundo do trabalho, como ferramentas de aprendizagem.

Certificações intermediárias

ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.

Mentoria

encontros semanais ao vivo com um mentor da área, trazendo mais expertise e network para você.

Projeto de Vida e Carreira

associe o aprendizado com o acesso a uma plataforma que aproximará você de oportunidades no mundo do trabalho.

Ensino Digital

valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.

Saiba mais sobre a nossa metodologia

A melhor equipe docente para sua formação

Qualidade comprovada por quem estuda com a gente

Conheça a nossa unidade

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conheça o campus em que você terá à disposição para estudo.

*As atividades presenciais possuem dia/horário específicas.
  • Buritis

Cronograma dos Encontros no ambiente digital Ao Vivo

Confira o investimento necessário

Pós-Graduação

Você preparado para o novo

De R$ 7.430,00

Em até 36x R$ 165,11

à vista (5%) R$ 5.646,80
Ver todas opções de pagamentos

Confira as opções de parcelamento

  • 12x

    R$ 495,33

  • 18x

    R$ 330,22

  • 24x

    R$ 247,67

Voltar

Você também pode fazer um módulo do curso

Um Ecossistema para uma formação única

Nossa missão é criar uma conexão com todas as pessoas que pensam sobre educação, favorecendo o aprendizado, a troca e o crescimento.

No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades, por meio de uma comunidade de aprendizagem que une infraestrutura, metodologia e instituições de renome nacional e internacional.

Ainda ficou com dúvidas sobre o nosso curso?

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Em regra, os cursos de Pós-graduação Lato Sensu possuem 360h, cumprindo a carga horária exigida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Como exceção, temos os cursos que, além de seguirem a carga horária exigida pelo MEC, também precisam seguir as diretrizes propostas pelos respectivos conselhos profissionais. São eles:

-Especialização em Anestesiologia de Pequenos Animais: práticas profissionais (424h)

-Especialização em Clínicas Médicas de Pequenos Animais: práticas profissionais (800h)

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Temos três formatos de Programas de Pós-graduação Lato Sensu, objetivando atender a sua necessidade de tempo para a sua formação:

– Cursos com 06 meses de duração: Tempo mínimo de integralização é de 01 semestre.

– Cursos com 12 meses de duração: Tempo mínimo de integralização é de 02 semestres.

– Cursos de Aprimoramento Profissional: Tempo mínimo de integralização é de 04 semestres.

Para os Cursos de 06 Meses: Você terá o período de seis (06) meses para concluir o curso e obter aprovação nas Unidades Curriculares (Nanodegrees e nas Experiências).

Para os Cursos de 12 Meses: Você terá o período de doze (12) meses para concluir o curso e obter aprovação nas Unidades Curriculares (Nanodegrees e nas Experiências).

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu estão organizados em 10 áreas de conhecimento: 

 

– Arquitetura e Urbanismo & Design 

– Ciências Agrárias & Meio Ambiente 

– Ciências Biológicas e da Saúde 

– Ciências Humanas – Educação 

– Ciências Jurídicas 

– Comunicação & Artes 

– Engenharias 

– Gestão & Negócios 

– TI & Computação 

– Turismo & Hospitalidade 

 

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: É um curso ou unidade curricular ofertado no ambiente digital, que objetiva o desenvolvimento de competências específicas para atender às exigentes demandas do mundo do trabalho e que conferem certificações profissionais rápidas ao estudante. A Pós-graduação Lato Sensu é formada por um conjunto de Nanodegrees (unidades curriculares) que compõem a carga horária total do curso. 

 

Sim, você pode cursar o Nanodegree como curso livre, escolhendo-o de acordo com o seu interesse e necessidade e ainda utilizá-lo para dispensar conteúdo do seu próximo curso.

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Todos os Nanodegrees possuem a carga horária de 30h.

Para os Cursos de 06 Meses: Os currículos dos cursos contemplam 08 (oito) Nanodregrees (ND), cada um com carga horária de 30h, totalizando 240 horas de estudos. As demais 120 horas são compostas pelas Experiências, que acontecem de forma síncrona no ambiente digital, totalizando assim 360 horas de curso. 

 

Para os Cursos de 12 Meses: Os currículos dos cursos estão organizados em 04 (quatro) Módulos de Estudo, sendo que cada Módulo contempla 02 (dois) Nanodegrees (ND) e 01 (um) Nanodegree Experience (ND EXP). Cada um dos Nanodegrees e Nanodegrees Experience possuem carga horária de 30h, totalizando 360 horas de estudos síncronos e assíncronos.   

Para os Cursos de 06 Meses: Não temos oferta de 06 meses destes Programas.

Para os Cursos de 12 Meses: O desenho curricular dos cursos de Anestesiologia de Pequenos Animais e Clínicas Médicas de Pequenos Animais é exatamente igual a imagem apresentada na figura 2. A carga horária adicional às 360h correspondem as atividades práticas profissionais concernentes a proposta pedagógica destes cursos.

Para os Cursos de 06 Meses: As Experiências constituem excelentes oportunidades para networking (ampliação da rede de relacionamento), trocas de conhecimentos, experiências, etc. Estas Experiências são compostas por:

Plenária: A cada Nanodegree teremos um momento de interação síncrono com um expert (professor especialista no assunto), no qual o estudante pode aprofundar seu conhecimento, esclarecer suas dúvidas, trocar experiências, etc. Nesta Experiência, o estudante é matriculado automaticamente e a oferta ocorre ao fim de cada um dos Nanodegrees.

Problematização: Trata-se de uma metodologia de aprendizagem da nova era do conhecimento, onde o estudante, em grupos de trabalho, irá experienciar a identificação de questões-chave e fazer o mapeamento de problemas mobilizando suas hard skills (habilidades técnicas).

Viagem: É uma forma de aprender explorando as softs skills, que são habilidades comportamentais, indispensáveis ao profissional do mundo atual e muito requeridas pelas empresas.

Roda Viva: São debates temáticos, que acontecem com a presença de um profissional (figura central da “Roda Viva”) e que dialoga com mediadores, também convidados. A “Roda Viva” articula várias áreas de conhecimento e está diretamente relacionada com o cenário atual da profissão.

Dual: Constituem Experiências de aprendizagem em ambientes reais do mercado de trabalho, em parceria com empresas e instituições, apoiando o estudante na sua preparação para enfrentar os desafios profissionais cotidianos.

Extensão: Amplo portfólio de cursos de curta duração e com temáticas inovadoras, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, que possibilitam uma jornada personalizada ao estudante.

Para os Cursos de 12 Meses: As Experiências constituem excelentes oportunidades para networking (ampliação da rede de relacionamento), trocas de conhecimentos, experiências, etc. Estas Experiências são compostas por:

Encontro com o Especialista (ND): A cada Nanodegree (ND) teremos um momento de interação síncrono com um professor especialista no assunto, no qual o estudante pode aprofundar seu conhecimento, dirimir suas dúvidas, trocar experiências, etc.

Problematização (ND EXP): Trata-se de uma metodologia de aprendizagem da nova era do conhecimento, onde o estudante, em grupos de trabalho, irá experienciar a identificação de questões-chave e fazer o mapeamento de problemas mobilizando suas hard skills (habilidades técnicas).

Viagem (ND EXP): É uma forma de aprender explorando as softs skills, que são habilidades comportamentais, indispensáveis ao profissional do mundo atual e muito requeridas pelas empresas.

Plenária (ND EXP): Conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo, encerrando o Nanodegree Experience.

Para os Cursos de 06 Meses: O conjunto das oito plenárias que ocorrem ao longo dos seis meses de curso (ao fim de cada um dos Nanodregrees) corresponde à carga horário de trinta horas (30h). As demais experiências cursadas (Roda-viva, Problematização, Viagem, Dual ou Extensão) equivalem, cada uma, a 10 horas de estudo curricular.

Para os Cursos de 12 Meses: Cada Nanodegree Experience (Problematização, Viagem e Plenária) cursada equivale a 30 horas de estudo curricular.

Para os Cursos de 06 Meses: Não, mas você deverá escolher 09 (nove) vezes dentre as 05 (cinco) Experiências (Roda-viva, Problematização, Viagem, Dual ou Extensão ) para cursar, de acordo com o planejamento de oferta das Experiências que será devidamente comunicado pela Instituição, dentro do período de integralização do seu curso, ou seja, 06 (seis) meses. Fique atento(a)!

Para os Cursos de 12 Meses: Sim, você deverá participar de todos os Nanodegree Experience previsto para cada módulo de curso, de acordo com o calendário acadêmico da turma. Fique atento(a) ao calendário disponível no Ulife!

Para os Cursos de 06 Meses: O modelo acadêmico/operacional contempla momentos de estudos síncronos (interação em tempo real com o mentor, professores especialistas – experts – e estudantes) e também momentos assíncronos, composto por um roteiro de estudos contendo vídeos, podcasts, artigos, atividades, etc.), disponíveis 24 (vinte e quatro) horas por dia, durante todos os dias da semana. Cada Nanodegree tem duração de 03 (três) semanas, com uma agenda de estudos organizada conforme apresenta a Figura 3. Vale ressaltar que os cursos de Pós-graduação com duração de 06 meses são compostos por 08 Nanodegrees, totalizando 240 horas e mais 120 horas de Experiências eletivas ao estudante.

Para os Cursos de 12 Meses: O modelo acadêmico/operacional contempla momentos de estudos síncronos (interação em tempo real com o mentor, professores especialistas – experts – e estudantes) e também momentos assíncronos, composto por um roteiro de estudos contendo vídeos, podcasts, artigos, atividades, etc.), disponíveis 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O curso é composto por quatro módulos. Cada módulo de estudos contém 02 (dois) Nanodegrees e 01 (um) Nanodegree Experience (conforme já apresentado na Figura 2 deste mesmo documento) e tem duração média de 08 (oito) semanas.

Para os Cursos de 06 Meses: A participação nos encontros síncronos com o(a) Mentor(a) e com o Professor Especialista da plenária não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com o Mentor da Área de Conhecimento, com o Professor Especialista e demais estudantes da turma. O encontro com o mentor e a plenária serão gravados e ficarão disponíveis no Ulife para que você assista em outros momentos.

Para os Cursos de 12 Meses: A participação nos encontros síncronos com o(a) Mentor(a) e com o Professor Especialista não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com o Mentor da Área de Conhecimento, com o Professor Especialista e demais estudantes da turma. Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis no Ulife para que você assista em outros momentos.

Receba os melhores conteúdos relacionados ao mercado