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Gestão Estratégica de Negócios Varejistas

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Gestão Estratégica de Negócios Varejistas

Duração: 12 meses

Titulação: MBA

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios Varejistas promove o desenvolvimento de habilidades gerenciais e empreendedoras de forma criativa e inovadora, apresenta uma visão holística e integrada da área, preparando para a formação e o engajamento de equipes e para a utilização de métodos modernos e reconhecidamente eficazes.

Conheça nosso modelo de ensinar

Estratégia empresarial

Influências macroambientais: demográficas, econômicas, político-jurídicas, socioculturais e tecnológicas.

Marketing holístico

Big data analytics. Projetos integrados: gestão por categorias.

Gestão integrada da cadeia de suprimentos

Logística e suas operações.

Para quem esse curso é indicado

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios Varejistas é voltado para profissionais com formação em todas áreas do conhecimento, que ocupam ou pretendem assumir posições de liderança em organizações varejistas, bem como os que visam empreender em negócios próprios ou atuar como profissionais liberais.

Conheça nossa metodologia inovadora

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Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts..

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Módulos

  • Influências macroambientais: demográficas, econômicas, político-jurídicas, socioculturais e tecnológicas.
  • Economia globalizada e glocalização.
  • Revolução 4.0. Modelos I/O e RBV com retornos acima da média.
  • Capacidades e recursos da organização.
  • Competição na indústria e análise dos concorrentes: grupos estratégicos, oportunidades e ameaças e considerações éticas.
  • Mapeando as naturezas da força competitiva na indústria; A natureza da análise do ambiente interno: contexto, criação de valor e desafios.
  • Drivers de ações e respostas competitivas.
  • Mapeamento das competências: de essenciais para core business.
  • Criando e desenvolvendo competências essenciais e de core: análise de cadeia de valor e outsourcing.
  • Aplicação do modelo VRIO: critérios para vantagem competitiva sustentável.
  • Estratégias de aquisição e reestruturação.
  • Estratégias de cooperação.
  • Liderança estratégica.
  • Ações-chave em liderança estratégica.
  • Papel da governança corporativa.

Professor: José Manuel Baptista Meireles de Sousa

  • A dimensão humana das organizações e no mundo 4.0.
  • Teorias acerca da aprendizagem humana.
  • Ativos intangíveis e gestão de capacidades dinâmicas nas organizações.
  • Competências e estratégia competitiva.
  • Inteligência emocional.
  • Visão sistêmica: pensar além da lógica como um grande diferencial competitivo.
  • Liderança e motivação de equipes.
  • Criatividade e inovação.
  • Flexibilidade e tomada de decisão.
  • Processos envolvidos em modelos de avaliação de desempenho informatizado, interpessoal e autoavaliativo, integradas no modelo 360 graus.

Professor: Gabriel Soares de Azevedo Santa Rosa

  • Logística e suas operações.
  • Fluxo Logístico de materiais e serviços.
  • Composição da cadeia de suprimentos.
  • Custos Logísticos.
  • Modais de Transportes.
  • Logística Reversa.
  • Ferramentas tecnológicas usadas nas operações logísticas.

Professor: Antonio Sergio Brejão

  • Visão geral do varejo; estruturado varejo (tipificação das operações), dinâmica da competição do varejo.
  • Modelos e métricas de inovação para negócios varejistas: open source, cocriação, peer to peer da economia do compartilhamento e design thinking para desenvolvimento de negócios varejistas com proposta de valor competitiva.
  • Marketing estratégico e o varejo, vantagens e diferenciais competitiva no varejo.
  • Segmentação de mercado e segmentação de marketing no mercado de varejo.
  • Posicionamento competitivo e mercadológico: especificidades do mercado varejista.
  • Mindset do consumidor na decisão de compras: influências e processo.
  • O estudo de comportamento do Shopper.
  • Comunicação no varejo, mix de comunicação, estratégias  de promoção persuasivas e de incentivo no varejo.
  • Trade marketing: conceito, principais objetivos e interações.
  • Serviços no varejo: importância, criando experiência para o cliente, níveis de serviços.
  • P de Praça: localização (ponto de venda) e canais de distribuição.
  • Microlocalização e seus impactos.
  • Modelos gravimétricos.
  • Lojas on line (e-commmerce ) mkt digital no varejo.
  • TICs aplicadas ao varejo.
  • Estratégia de preço no varejo: segmentação, momento da compra e quantidade.

Professor: Frederico Rafael Vargas Rocha

  • Conceitos e bases de concepção;
  • CRM: definição e gestão de indicadores de relacionamento;
  • Customização e escala: trade offs e estratégias;
  • Benefícios aos clientes;
  • Programas e estratégias de fidelização.
  • Definição e histórico.
  • Mineração de dados.
  • Evolução no tratamento dos diferentes modelos de bancos de dados.
  • Big Data: definição, características e gerenciamento.
  • Do processo de coleta ao processamento e a geração de conhecimento e sabedoria.
  • Novos tipos de dados em Big Data: semi e não estruturados.
  • Tratamento e gerenciamento.
  • Tecnologias Fundamentais para Big Data: Infra-estrutura e interfaces.
  • Desafios estruturais.
  • Fundamentos do Ecossistema Hadoop (Map Reduce, Data Lake, HDFS). Big Data Analitycs.
  • Computação em nuvem.
  • Computação distribuída.
  • Internet das Coisas. Bancos SQL e NoSQL.
  • Soluções em Big Data / Consumo.
  • Estudos de Caso.
  • Tendências.
  • Cientista de dados: perfil do novo profissional de dados.
  • Mercado atual e tendências.

Professor: Katiana Estevam

  • Marketing do consumidor.
  • Comportamento do consumidor e transformação digital.
  • Hábitos de consumo.
  • Jornada de decisão do consumidor.
  • Conscientização, seleção, preferência e aquisição.
  • Conscientização, seleção, preferência e aquisição.
  • Estratégia de omnichannel.
  • User interface e User Experience.
  • Análise de comportamento e metas de segmentação.
  • Jornada da lealdade.
  • Fases da jornada digital: consideração, postura ativa, compra e pós-compra.
  • Interação do cliente.
  • Ciclo da experiência.
  • Pontos de contato interativos.
  • Análise da perspectiva do público.
  • Análise da perspectiva empresarial.
  • Análise de resultados.

Professor: Leila Regina Techio

  • Conceitos e bases de concepção;
  • Técnicas de ambientação do ponto de venda;
  • Técnicas de visual merchandising do ponto de venda;
  • Ambientação e Visual Merchandising aplicados a ambientes digitais/eletrônicos;
  • Integração da Ambientação e do Visual Merchandising com o marketing estratégico e holístico.
Veja o programa completo

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Atividades 100% on-line: plenárias com experts, encontros com desenvolvimento das habilidades socioemocionais e problematizações do mundo do trabalho, como ferramentas de aprendizagem.

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ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.

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Um Ecossistema para uma formação única

Nossa missão é criar uma conexão com todas as pessoas que pensam sobre educação, favorecendo o aprendizado, a troca e o crescimento.

No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades, por meio de uma comunidade de aprendizagem que une infraestrutura, metodologia e instituições de renome nacional e internacional.

Ainda ficou com dúvidas sobre o nosso curso?

Em regra, os cursos de pós-graduação lato sensu possuem 360h.

Como exceção temos os cursos:

  • Clínicas Médicas de Pequenos animais: Práticas profissionais que possui 800h;
  • Aprimoramento profissional- clínica médica de pequenos animais com 3560H;
  • Anestesiologia de pequenos animais: Práticas profissionais que possui 424h;
  • Aprimoramento profissional- Anestesiologia de pequenos animais: com 3560H.

O tempo mínimo de integralização é de 2 semestres. Para o curso de Aprimoramento profissional: clínica médica de pequenos animais, o tempo mínimo de integralização é de 4 semestres.

Com cursos em todas as áreas do conhecimento, a nossa pós-graduação promove a interconexão, no ambiente digital, de materiais de estudos autoinstucionais e encontros síncronos com mentor e um encontro com o professor especialista garantindo uma experiência integrada, flexibilizando caminho, tempo e lugar de aprendizagem.

É um curso ofertado no ambiente digital, focado no desenvolvimento de competências para atender às exigentes demandas do mercado de trabalho e conferem certificações ao aluno.

Sim, você pode cursar o Nanodegree como curso livre, escolhendo-o de acordo com o seu interesse e necessidade e ainda utilizá-lo para dispensar conteúdo do seu próximo curso.

O nanodegree possui carga horária de 30h.

O aluno participará de experiências, de forma síncrona no ambiente digital, ampliando suas redes e seus conhecimentos. Estas experiências serão compostas por três encontros: problematização, viagem e plenária.

Problematização: é uma importante metodologia de aprendizagem da era do conhecimento, por meio da qual o aluno, em grupos de trabalho, vai identificar as questões chave do problema.

Viagem: é uma forma de aprender explorando as softs skills, desenvolvendo a inovação, criatividade e descobrindo os conhecimentos por meio de uma outra perspectiva.

Plenária: Conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo, encerrando o Nanodegree Experience.

Você terá encontros síncronos semanais com um mentor, por área de conhecimento. O mentor o apoiará e orientará no seu percurso de aprendizagem, sendo a referência da área.

A participação nos encontros síncronos, em todos os casos, não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com os demais alunos e com o mentor que está no ambiente digital.

Sim, para cada nanodegree você terá um encontro com o professor especialista naquele conteúdo. Caso não possa assistir o encontro ele será gravado e disponibilizado posteriormente.

Ao terminar o conteúdo de cada nanodegree, o aluno poderá realizar a avaliação online.
Ela será composta por 10 (dez) questões de múltipla escolha. O aluno terá 2h30 corridas para finalizar e enviar sua resposta. Será considerado aprovado o aluno que tiver desempenho igual ou superior a 70%.

Sim, a segunda e a terceira oportunidades de avaliação serão liberadas para acesso dos alunos.

Você deverá solicitar, via protocolo uma nova avaliação. O caminho para solicitação do protocolo é: em ULIFE (Aluno) clique em Menu> Serviços> Solicitações Online> Ed. Continuada. O valor do protocolo é de R$ 50,00.

Teremos duas avaliações, quais sejam: AI e A2.

A avaliação 1 (A1) ocorrerá na problematização. Neste momento, o professor avaliará as competências intelectuais do aluno, aferindo se ele depreendeu o conteúdo apresentado no ambiente digital. Esta avaliação valerá de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

A avaliação 2 (A2) se dará no momento da viagem. O professor verificará se o aluno mobilizou as competências socioemocionais esperadas para a realização da atividade. Esta avaliação valerá de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

Você poderá realizar a avaliação integrada (AI), na data prevista no calendário do curso. Esta avaliação substituirá a menor nota, entre A1 e A2.

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