Comunicação Transmídia
Comunicação Transmídia
Duração: 12 meses
Titulação: Pós-Graduação
Transmídia é o novo paradigma quando se fala em comunicação digital. As tecnologias de informação e comunicação favorecem a exploração da diversidade de formatos de conteúdos e a complementariedade entre as mídias. No atual contexto, profissionais de comunicação devem estar aptos para pensar as estratégias de produção de conteúdo sob a perspectiva do omnichannel, em que diferentes mensagens e canais se integram para melhorar a experiência dos usuários.
Conheça nosso modelo de ensinar
Comunicação digital
Técnicas, códigos e ambientes da comunicação digital.
Marketing de conteúdo
Revolução digital e as transformações na comunicação, na cultura e no uso das linguagens.
Design Thinking
Senso comum e teorias sobre criatividade.
Para quem esse curso é indicado
Egressos de cursos de comunicação das mais diversas habilidades que estejam atuando ou com intenção de se especializarem em negócios de comunicação baseados em tecnologia; profissionais que lideram ou atuam equipes de comunicação, marketing e inovação em empresas de base tecnológica, como startups e da indústria 4.0; empreendedores e prestadores de serviços autônomos de comunicação digital; lideranças e profissionais de comunicação de setores mais tradicionais que estejam buscando atualização na área.
Comunicação digital
Técnicas, códigos e ambientes da comunicação digital.
Marketing de conteúdo
Revolução digital e as transformações na comunicação, na cultura e no uso das linguagens.
Design Thinking
Senso comum e teorias sobre criatividade.
Para quem esse curso é indicado
Egressos de cursos de comunicação das mais diversas habilidades que estejam atuando ou com intenção de se especializarem em negócios de comunicação baseados em tecnologia; profissionais que lideram ou atuam equipes de comunicação, marketing e inovação em empresas de base tecnológica, como startups e da indústria 4.0; empreendedores e prestadores de serviços autônomos de comunicação digital; lideranças e profissionais de comunicação de setores mais tradicionais que estejam buscando atualização na área.
Conheça nossa metodologia inovadora


Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!
Tenha aulas online, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.
Condições exclusivas para você
Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.
Módulos
- Técnicas, códigos e ambientes da comunicação digital.
- Relacionamento e diálogo.
- Informação em novas mídias.
- Coletivização e personalização da informação.
- Comunicação digital imersiva.
- Conectividade, usabilidade e navegabilidade.
- Arquitetura da informação.
- Comunicação e design de interação.
- Planejamento da comunicação digital.
- Ecossistema do conteúdo.
- Consumidor digital.
- Engajamento e conveniência.
- Interação e experiência.
Professor: Isadora Ortiz de Camargo
- Revolução digital e as transformações na comunicação, na cultura e no uso das linguagens.
- Matrizes de linguagem e semiótica.
- Comunicação multimídia, hipermídia e transmídia.
- Narrativas e universos transmidiáticos.
- Conteúdos digitais e relação com o sujeito/ consumidor contemporâneo.
- Narrativas de Informação e convencimento.
- Público gerador de conteúdo.
- Ética no marketing de conteúdo.
Professor: Cláudio Cardoso
- Senso comum e teorias sobre criatividade.
- Dinâmicas do pensamento.
- O processo criativo.
- Características individuais e influências sociais e criatividade.
- Inovação: conceitos e principais modelos.
- Inovação incremental e disruptiva e o pensamento abdutivo.
- Pensamento criativo nos negócios.
- Cultura colaborativa e co-criação.
- Design Thinking como diferencial competitivo.
- Princípios do Design Thinking.
- Design centrado no usuário e user experience.
- Métodos e processos, Levantamento de informações.
- Detecção de problemas reais.
- Jornada e experiência do usuário.
- Fases do processo de Design Thinking.
- Imersão, ideação e prototipagem.
- Ferramentas para Design Thinking.
- Casos de sucesso na indústria, governo, serviços e de impacto social.
Professor: Patrícia Santos Delgado
- As linguagens da comunicação.
- Linguagens, cultura, cognição e construção do discurso.
- Efeito da mensagem.
- Construção de sentido no texto.
- Linguagem e interação.
- Linguagens transmídia, multimídia e hipermídia.
- Funcionamento do discurso nas redes sociais.
- Construção de sentidos pelas linguagens verbal, sonora e visual.
- Oralidade e textualidade.
- Construção de sentido sonoro.
- Desenho de som.
- Música e efeitos sonoros.
- Definição de público versus mídia.
- Construção da imagem.
- Humor.
- Memes.
- Animação.
- Gamificação.
Professor: Luiz Eduardo Pinheiro Baronto e José Luiz Marques Lopez Landeira
- Design de histórias;
- Estruturas míticas;
- Jornada do herói;
- Função da história;
- Teorias do relato pela psicologia, neurologia e antropologia.
- Histórias pela comunicação.
- O poder do público.
- Texto e contexto;
- Story placement;
- Product placement;
- Ambientação;
- Construção do conflito;
- Construção dos personagens;
- Design de plot;
- Storytelling em novas mídias.
- Relação entre o storytelling e a comunicação nas organizações.
- Conceituação de Comunicação Integrada.
- Comunicação interna e externa.
- Comunicação merdadológica, institucional, administrativa e mercadológica intercultural.
- Macro e microambientes.
- Análise de demandas comunicacionais.
- Segmentação.
- Planejamento de comunicação integrada.
- Planejamento de comunicação multimídia.
- Briefing e diagnóstico.
- Classificação e estudos dos públicos e implementação das ações.
- Planos, projetos e programas.
- Ética, controle e avaliação de resultados.
- Criação de conteúdo para marcas;
- Conteúdo Customizado, Conteúdo Editorial;
- Conteúdo patrocinado;
- Planejamento de marketing content;
- Fidelização, “recall”, engajamento, gerenciamento de crises, gerenciamento de imagem;
- Pilares estratégicos: comportamento, essência, estratégia e foco;
- Estrutura de conteúdo;
- Análise de resultados: KPIs, indicadores, insights e metas.
Veja o programa completo
Conheça nossa metodologia inovadora


Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!
Tenha aulas online, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.
Condições exclusivas para você
Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

UniBH: estude com a qualidade do melhor centro universitário privado de Belo Horizonte
Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.
Conte com estrutura completa, corpo docente qualificado e metodologia arrojada, em que você propõe soluções para problemas reais. Acrescente qualidade e inovação no seu currículo com os nossos cursos de pós-graduação.
Ensino híbrido
valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.
Certificações intermediárias
ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.
Mentoria
para a sua carreira e o seu negócio decolarem.
Projeto de Vida e Carreira
defina, personalize e seja o protagonista da sua vida acadêmica-profissional.
Educação disruptiva
valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.
Ensino híbrido
valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.
Certificações intermediárias
ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.
Mentoria
para a sua carreira e o seu negócio decolarem.
Projeto de Vida e Carreira
defina, personalize e seja o protagonista da sua vida acadêmica-profissional.
Educação disruptiva
valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.
Saiba mais sobre a nossa metodologia
A melhor equipe docente para sua formação
Qualidade comprovada por quem estuda com a gente
“Aulas virtuais para assistir em qualquer momento, inclusive através do celular. Isso facilita demais a vida!”

Marina O.

Conheça a nossa unidade
Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.
Conheça o campus em que você terá à disposição para estudo.
- Buritis
Cronograma dos Encontros no ambiente digital Ao Vivo
Confira o investimento necessário
Pós-Graduação
Você preparado para o novo
De R$ 8.488,00
Em até 12x R$ 565,87
à vista (5%) R$ 6.450,88
Confira as opções de parcelamento
-
18x
R$ 377,24
-
24x
R$ 282,93
-
36x
R$ 188,62
Consulte condições especiais para ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas.
Você também pode fazer um módulo do curso

Um Ecossistema para uma formação única
Nossa missão é criar uma conexão com todas as pessoas que pensam sobre educação, favorecendo o aprendizado, a troca e o crescimento.
No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades, por meio de uma comunidade de aprendizagem que une infraestrutura, metodologia e instituições de renome nacional e internacional.
Você também pode se interessar
Ainda ficou com dúvidas sobre o nosso curso?
Em regra, os cursos de pós-graduação lato sensu possuem 360h.
Como exceção temos os cursos:
- Clínicas Médicas de Pequenos animais: Práticas profissionais que possui 800h;
- Aprimoramento profissional- clínica médica de pequenos animais com 3560H;
- Anestesiologia de pequenos animais: Práticas profissionais que possui 424h;
- Aprimoramento profissional- Anestesiologia de pequenos animais: com 3560H.
O tempo mínimo de integralização é de 2 semestres. Para o curso de Aprimoramento profissional: clínica médica de pequenos animais, o tempo mínimo de integralização é de 4 semestres.
Com cursos em todas as áreas do conhecimento, a nossa pós-graduação tem modelo híbrido, ou seja, promove a interconexão dos ambientes digitais e presenciais garantindo uma experiência integrada, flexibilizando caminho, tempo e lugar de aprendizagem.
É um curso ofertado no ambiente digital, focado no desenvolvimento de competências para atender às exigentes demandas do mercado de trabalho e conferem certificações ao aluno.
Sim, você pode cursar o Nanodegree como curso livre, escolhendo-o de acordo com o seu interesse e necessidade e ainda utilizá-lo para dispensar conteúdo do seu próximo curso.
O nanodegree possui carga horária de 30h.
Como o curso é híbrido, além de acessar o ambiente digital o aluno participará de experiências na unidade ampliando suas redes e seus conhecimentos. Estas experiências serão compostas por três encontros: problematização, viagem e plenária.
Problematização: é uma importante metodologia de aprendizagem da era do conhecimento, por meio da qual o aluno, em grupos de trabalho, vai identificar as questões chave do problema.
Viagem: é uma forma de aprender explorando as softs skills, desenvolvendo a inovação, criatividade e descobrindo os conhecimentos por meio de uma outra perspectiva.
Plenária: Conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo, encerrando o Nanodegree Experience.
Os professores que atuarão no ambiente digital têm encontros síncronos, mas que não são aulas. Eles apoiam e orientam os alunos, sanando as dúvidas e apoiando no percurso de aprendizagem.
Os encontros são de 2h/a semanais. O dia da semana depende do curso que você está matriculado.
Já a sua participação nos encontros síncronos é facultativa e não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com os demais alunos e com o professor que está no ambiente digital.
Você poderá realizar a avaliação integrada (AI), na data prevista no calendário do curso.
Não teremos o entrega de Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de pós-graduação lato sensu.
Receba os melhores conteúdos relacionados ao mercado
Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.